JUSTIFICATIVA:


Renato de Oliveira Camargo Junior, nasceu no dia 05/09/1976, na cidade de São Paulo. É filho de Renato de Oliveira Camargo e Ester de Moraes Camargo. Possui dois irmãos: Fábio Moraes de Oliveira Camargo e Melissa Kelly de Moraes Camargo.

Mudou-se em 1981 para Sorocaba, juntando-se ao restante de seus parentes, constituindo tradicional família sorocabana. É sobrinho de Francisco Sócrates Camargo, dinâmico colaborador da Maçonaria Perseverança III, e de Ruth Camargo Fernandes, autora da música do Hino à Sorocaba. No dia 09/12/2000, casou-se com Cibele Coelho Sales Camargo, musicoterapeuta, com quem tem três filhos: Rafael Sales Camargo, Thiago Sales Camargo e Vinícius Sales Camargo.

Sua formação básica se deu em diversos colégios da nossa cidade. Dentre eles, a OSE (Organização Social de Ensino), a Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas, e o Colégio Objetivo.

Em 1996 participou do Grupo EMME, da Organização Palavra da Vida, em Atibaia, levando o evangelho de Jesus à várias cidades brasileiras através de dois dramas musicais. 

Sentindo-se chamado ao Sagrado Ministério, estudou no Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, de 1997 a 2000, e foi ordenado Ministro Presbiteriano em 04/03/2001. Dando continuidade aos seus estudos, convalidou seu diploma em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde também concluiu a pós-graduação em Liderança e Gestão de Pessoas. Em 2020 iniciou seu doutorado em Evangelho, Cultura e Missão pelo Missional Trainning Center de Phoenix/ Arizona.

Atuou como pastor entre 2001-2002 na Igreja Presbiteriana Ebenezer em Campinas, entre 2003-2008 na Igreja Presbiteriana Chácara Primavera em Campinas, e em 2009 retornou para a cidade de Sorocaba, onde plantou a Igreja Presbiteriana Campolim, onde serve até os dias de hoje.

Paralelamente ao seu trabalho como pastor, é um dos diretores do CTPI (Centro de Treinamento para Plantadores de Igreja), e lecionou em diversos seminários do país, tais como o Seminário Presbiteriano do Sul em Campinas, o Seminário Servos de Cristo em São Paulo, a Faculdade Teológica Evangélica em Curitiba, dentre outros.

Sua grande paixão é abrir as Escrituras Sagradas semanalmente e ensiná-las em resposta à grande comissão de Jesus. Aqueles que frequentam sua comunidade são testemunhas da seriedade com que tem desempenhado essa função.

Assim, por todo cuidado com a área social e ministerial, outrossim, seu amor por Sorocaba, acrescentando que se tratava de um cidadão de retidão exemplar, e de relevante contribuição para a sociedade, e dedicação aos mais necessitados, é que solicitamos o apoio dos nobres pares, para tão justa homenagem.